segunda-feira, 6 de abril de 2009

Letras e leituras

Minha trajetória como leitora é muito diversificada, pois desde muito pequena tive contato com os textos. Lembro-me com muito carinho dos Cachinhos de ouro , das histórias em quadrinhos; como eu gostava do Snoop! Recordo-me de um trechinho de um livro que ganhei aos oito anos de idade “Infância, tempo de inocência/ Tempo de degraus altos e pés pequenos...” Que delícia essas lembranças.
O tempo foi passando e com ele, novas experiências foram acontecendo. Conheci a Borboleta Atíria, Meu pé de laranja lima, Polliana Menina e moça e muito mais...
Li em criança, o texto que tornou-se minha filosofia de vida, O Pequeno Príncipe. Mas, o que eu não sabia naquele tempo, apesar do encantamento, era a importância do CATIVAR. Hoje, tenho a certeza de que não é um livro para crianças e sim para adultos.
Felizmente, convivi com pessoas que tiveram uma boa influência em minha história de leitura, dentre elas posso citar a minha mãe, que apesar de ter estudado só até a quarta série, foi uma leitora exemplar. Lembro com saudade dos muitos momentos em que a via lendo e comentando sobre o que leu.
Atualmente, meu universo leitor gira ao redor de muitos textos teóricos, pois é extremamente necessário conhecermos melhor as teorias que embasam nossos conceitos e práticas; embora, às vezes, seja um pouco difícil, gosto muito desse tipo de leitura.
É válido lembrar que nos referimos ao texto escrito, mas o mundo textual é muito amplo e estamos constantemente sendo convidados à leituras diversas.

2 comentários:

  1. Li todos esse livros e tenho um carinho muito especial pelo "O pequeno princípe", recentemente li para minha filha, foi uma sensação incrível. O seu blog está lindo!Parabéns pelos textos. Isabel

    ResponderExcluir
  2. Companheira,
    Temos muito em comum... especialmente as leituras.
    Seu blog está a própria meiguice, combinando inteiramente com você.
    beijo especial - Nancy

    ResponderExcluir