OFICINA TP 3 CLASSIFICADOS POÉTICOS
PROCURA-SE
"Procura-se um equilibrista
que saiba caminhar na linha
que divide a noite do dia
que saiba carregar nas mãos
um fino pote cheio de fantasia
que saiba escalar nuvens arredias
que saiba construir ilhas de Poesia
na vida simples de todo dia."
Temos como objetivo do ensino de língua portuguesa(PCN) utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc. Buscando o alcance desse objetivo, pensamos a oficina sobre Gêneros Textuais, onde ressignificamos nossos conceitos acerca do tema em debate. Foram momentos importantes em nossa formação, pois desfizemos muitos equívocos.
A partir da análise de textos e da criação de situações sócio-comuicativas, pudemos refletir sobre transmutação de gênero, hibridismo, suporte de um texto, funcionalidade de um texto, contexto discursivo, eventos textuais, dentre outros, enriquecendo nosso conhecimento, e consequentemente nossa prática.
A análise das atividades do Avançando na prática tem um momento relevante nas oficinas, pois visualizamos de que forma é possível sua aplicação, além das sugestões riquíssimas que surgem .
A troca de experiências fortalece a nossa práxis pedagógica, por isso sempre temos a formação de grupos, a elaboração de propostas de atividades e a socialização destas.
Após reflexões e reconstruções finalizamos nossa oficina, retomando uma das afirmações debatidas:
“É impossível não se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível não se comunicar verbalmente por algum texto.”
Tivemos o prazer de contar com a presença de ilustres pesquisadores do assunto: Ingdore Koch e Marcuschi.