sábado, 21 de novembro de 2009

ARGUMENTAR É...

A oficina do TP 6 realizou-se num clima de muita curiosidade e expectativa. Foram momentos muito produtivos, os quais permitiram-nos grandes reflexões.

Como em todas as oficinas, iniciamos com oração e  mensagem de bom-dia.

Recebemos nossos cursistas com o texto " O cantar dos pássaros", que nos fala sobre um homemm que desejava vender seu sítio e que pede ao seu amigo Olavo Billac para fazer um anúncio sobre a propriedade. O poeta descreve o sítio de tal forma que convence seu amigo a desistir da venda. Iniciamos aqui nossa discussão sobre o tema da oficina. Em seguida, exibimos o vídeo "O espermatozóide romântico"; todos gostaram muito, pois através de uma forma muito criativa, analisamos o poder da persuasão.

Após visualizarmos algumas imagens, produzimos coletivamente uma propaganda e refletimos sobre as estratégias utilizadas na produção desse gênero textual. 

Como atividade em grupo, foi proposta a produção de textos a partir da imagem de uma casa e da planta da mesma. Os cursistas receberam fichinhas com indicações diferenciadas de personagens a serem incorporadas. Eles escrevaram textos apresentando a casa na versão de um corretor de imóveis, de um noivo, de um ladrão, de uma dona de casa e de um arquiteto. Fizemos a socialização com total participação. Foi uma atividade muito interessante; eles adoraram.

Durante a fundamentação teórica, abordamos os diversos tipos de argumentos e como estes são utilizados. Os cursistas perceberam, neste momento, o quanto o trabalho com argumentação é desenvolvido superficialmente durante as aulas.

Um dos objetivos da oficina foi refletir sobre a necessidade de planejamento da escrita de um texto, o que ficou bem claro mediante as discussões feitas.

É observável o envolvimento dos cursistas e a aplicação das atividades com os alunos. Os relatos de experiência comprovam a importância dessa formação para a nossa prática. Todos demonstram uma grande satisfação em participar dos encontros e da riqueza dessa construção.

Sinto-me realizada a cada oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário