segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TP 1 UNIDADE 02







Com o objetivo de discutir as variantes lingüísticas: dialetos, registros e equívocos realizamos mais um encontro.

A oficina do TP 1, Unidade 02 promoveu um momento de grande interação entre os cursistas, pois a temática trabalhada oportunizou uma calorosa e agradável discussão.
Iniciamos fazendo nossa oração, e dessa vez com uma pitadinha de variação” A oração do matuto”. Em seguida, apresentamos o objetivo e o roteiro.
Os cursistas demonstram grande interesse quando apresentamos o texto “Gírias na Academia Brasileira de Letras”. Foi muito divertido. Para complementar essa atividade, apresentamos também o slide “Só nordestino entende”. Começamos aqui nossa discussão sobre o tema em estudo, utilizando os textos espalhados pela sala; sempre promovemos um ambiente de leitura.
Mobilizamos os conhecimentos prévios a partir dos seguintes textos: uma frase em internetês e uma receita mineira. Refletimos sobre o nível de entendimento permitido por ambos os textos, o contexto em que os visualizamos, as situações em que são utilizados ...
A formação de grupos foi bastante agradável. Distribuímos fichinhas com frases representando as falas de uma criança, de um professor, de uma mãe, de uma madrinha advogada e de um lingüista. Os cursistas tentaram identificar a quem pertenciam as falas, direcionando-se para locais previamente organizados. Eles gostaram muito, pois foi uma formação dinâmica e que instigou a percepção dos diversos falares. Cada grupo, através da análise da situação recebida e do papel social de sua personagem elaborou um texto, retratando a fala desta personagem diante do fato apresentado. Socializamos as produções, que foram extremamente criativas.
A fundamentação teórica foi realizada em grupos, onde cada um ficou responsável pela síntese de um trecho do texto “Variações lingüísticas”. Os grupos também apresentaram sugestões de atividades do TP, do AAA ou outras que contemplassem a classificação indicada para seu grupo. A criatividade dos cursistas nos surpreende e alegra, pois fortalece em nós a certeza de que estamos trilhando um caminho seguro.
Sistematizamos a oficina utilizando slides sobre o assunto.
Fizemos a mobilização para a próxima oficina e realizamos a avaliação ao som da música “Nois é jeca mais é jóia”.



O registro dos cursistas nos dá a certeza de que realizamos uma ótima oficina. Confira algumas avaliações:






"Orra, meu, eu achei que a oficina de hoje foi um xodó...



Pro mode que vei confirmá nosso sutaque caipira como um portugueis bem dizido e bunitu pra cachorro!



Parabéns Andréa, nordestina arretada de conhecimento..."






GIL NORDESTINO






"Uai, a oficina de hoje foi um trem danado de bão!



Porreta sô!



Mas vô te contar um negoço cumadi: o Gestar é a TREVA!RSRS.



Por isso... durma com um barulho desse...






Luíza






"Pô, veio, a parada hj foi massa!



Me liguei nessa onda de cada um falar de um jeito, isso é tudo de bom, porque todo mundo igualzinho é a treva mesmo. Ainda bem que estou aqui hj, pq aprendi muito mesmo e semana que vem tô dentro de novo!



Fui e bjs.






Dani





















Nenhum comentário:

Postar um comentário