Com o objetivo de possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre Portfólio como um procedimento de avaliação, bem como subsidiá-los no processo de construção desse instrumento realizamos nossa oficina de portfólio.
Essa oficina foi maravilhosa, muito envolvente e criativa.
Iniciamos com a entrega de uma mensagem bastante sugestiva à mudança.
“Se andarmos apenas por caminhos já traçados,
chegaremos apenas aonde os outros chegaram.”
Alexander Graham Bell
Alexander Graham Bell
Realizamos a dinâmica da flor; foi um momento lúdico, onde os cursistas, desenharam, coloriram, recortara e trocaram partes de sua flor, formando novas flores., a integração foi total.
Tocar em frente é o que somos motivados a fazer, principalmente ao som de "Tocando em frente". Quem resiste? Além de bons cursistas, temos ótimos cantores. Fomos convidados a pensar em descobertas, desafios, experiência, dinamismo, criticidade, reflexão, aprendizagem e construção. Fizemos uma longa viagem.
A fundamentação teórica é parada obrigatória, pois além de saber fazer, é preciso entender por que se faz. Tivemos a orientação de Benigna Maria de Freitas Villas Boas, Fernando Hernandez e Madalena Freire.
Após a formação de grupos, sugerimos aos cursistas a criação do esboço de um portfólio. Eles escolheram uma das oficinas realizadas e cada grupo ficou com uma das etapas do portfólio. Foi muito interessante e proveitoso.
Apresentamos em seguida os critérios de avaliação do portfólio, analisando detalhadamente cada item.
Houve um momento para entrega dos anteprojetos e socialização dos mesmos.
E, depois de quatro horas... finalizamos a oficina com a avaliação em forma de relato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário