Com um ambiente previamente preparado e com uma grande diversidade de estilos, moda, música, cinema, literatura, recebemos nossos cursistas para mais um encontro.
Iniciamos a oficina com uma mensagem lindíssima "Palavras", transcrita a seguir:
A palavra mais bonita…
“Lealdade”
Ofereça-a.
A palavra mais egoísta…
“Eu”
Evite-a.
A palavra mais satisfatória…
“Nós”
Use-a.
A palavra mais venenosa…
“Inveja”
Destrua-a.
A palavra mais usada…
” Amor”
Valorize-o.
A palavra mais prazerosa…
“Sorriso”
Mantenha-o.
As palavras que mais prejudicam…
“Mentiras”
Ignore-as.
A palavra mais difícil…
“Humildade”
Seja-o.
A palavra que mais destrói…
“Mágoa”
Perdoe.
A palavra mais poderosa…
“Conhecimento”
Busque-o.
As palavras essenciais…
” Confiança em Deus”
Acredite!
Após esse momento, fizemos a sensibilização com um texto em slides " O frango", apresentando diversos estilos a cada resposta dada para a pergunta feita no texto. Foi muito divertido e possibilitou uma boa reflexão. Iniciamos aqui o estudo sobre estilística.
Fizemos a formação de grupos utilizando fragmentos de músicas de diversos estilos: axé, gospel, mpb, sertanejo e forró.
Lemos o texto de referência, de Manuel Rodrigues Lapa, refletindo sobre palavras reais e instrumentos gramaticais, ou seja lexemas e morfemas, concisão, a fantasia das palavras e a parafantasia.
O grupos fizeram a síntese do texto, dividido em fragmentos, e após, a retirada dos morfemas, conforme sugestão de Lapa.
Analisamos uma tirnha e discutimos sobre coerência, o que é e como se dá. Pensamos sbre a importância do conhecimento prévio para a construção da coerência.
Outro momento relevante é a análise dos Avançando na Prática. Cada grupo analisa e socializa uma proposta.
Retomamos as discussões realizadas, fazendo a sistematização.
Mobilizamos para a próxima oficina, TP 6, através de uma sugestiva frase "A mulher é a rainha do lar", seguida de uma imagem provocadora.
Finalizamos o encontro com a avaliação, ao som da música "Palavras ao vento."
olá, andréa. Obrigada pela postagem. Peço-lhe, apenas, que reflita um pouco mais acerca da efetiva contribuição do tema abordado na oficina e a prática cotidiana do professor, inclusive, sempre que possível, registre as reações dos cursistas aos temas ( resistência, receptividade, apatia etc.) para que possamos avaliar como o Programa tem contribuído para as mudanças de paradigmas.Abraços e até mais.
ResponderExcluir