segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TP 2 UNIDADE 06




Esta foi uma oficina muito esperada, pois falar sobre gramática sempre desperta expectativas. O TP 2 nos apresenta uma discussão sobre as concepções de gramática, tipos de ensino e análise lingüística.
Nosso encontro teve início com nossa oração, seguida da apresentação de um belíssimo texto intitulado “Reforma ortográfica”.Os cursistam gostaram muito e começaram a falar sobre o tema. Distribuímos o poema “Criação” como acolhida e apresentamos o objetivo e o roteiro da oficina. A sala, como de costume estava ornamentada com diversos textos sobre gramática.
Fizemos a mobilização dos conhecimentos prévios a partir do enunciado “Morda a minha língua”. Em seguida, distribuímos cópias do texto e ouvimos a música de Eliana Printes. Interessante é que os cursistas não conheciam essa música. Após esse momento, fizemos uma reflexão a partir de algumas questões referentes ao texto.
Discutimos conceitos através da construção de um painel : GRAMÁTICA É..., o que rendeu uma boa discussão.
Formamos grupos, utilizando as palavras que tratam de “Concepções de gramática” e “Tipos de ensino”.
A mobilização para a leitura do texto de referência “Questões ligadas ao ensino da gramática”, páginas 36 e 37, se deu a partir de alguns questionamentos como: O que se pretende com o ensino de gramática? Na construção do texto, qual o papel da gramática? Por que a oralidade é mais espontânea que a escrita? Cada grupo recebeu uma questão acerca do assunto para ser analisada.
Alguma questões direcionaram uma reflexão sobre análise de produção textual dos alunos . Logo após, os grupos receberam um texto produzido por aluno, fizeram uma leitura e propuseram estratégias para correção do texto. Socializamos o material produzido. Foi um momento muito rico, pois os cursistas interagiram bastante, haja vista ser um assunto de grande interesse para todos.
A sistematização oportuniza repensar o que foi discutido ao longo da oficina, o que fizemos, o que construímos e qual o nosso pensamento após tantas discussões. Refletir sobre a diferença entre ensinar gramática e fazer análise lingüística foi muito oportuna, pois percebemos e desfizemos alguns equívocos.
Houve um grande envolvimento dos cursistas nesse encontro, principalmente pelo fato de abordarmos de maneira prática e dinâmica um assunto considerado por muitos como “chato”.
Como não poderíamos deixar de fazer, a mobilização para a próxima oficina aconteceu e de uma forma inusitada: levamos para a oficina um espelho e passamos por todos os cursistas para que visualizassem a própria imagem. Eles ficaram surpresos e acharam divertido. Provocamos comas os questionamentos: Como tenho me visto enquanto cursista do Gestar? Como tenho visto o trabalho do meu formador?
Avaliamos a oficina através de uma ficha para que o cursista “Solte sua língua sobre o que vivenciou no nosso encontro”.

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