segunda-feira, 2 de novembro de 2009




                                                            OFICINA TP 4


O TP 4 oferece uma grande contribuição à nossa prática pedagógica, pois aborda um assunto de extrema importância: o LETRAMENTO. Pensar as práticas de leitura e escrita dentro e fora da sala de aula é necessário para que possamos dar um tratamento adequado ao ensino de língua. Refletir sobre o uso que fazemos dos textos no cotidiano nos permite analisar o que e por que escrevemos. Foi com esse olhar que desenvolvemos a oficina do TP 4.
Foram momentos de estudo aliado à reflexão de nossas ações enquanto professores de língua portuguesa. O dinamismo desse encontro, onde foram vivenciadas situações sócio-comunicativas, com diversos usos sociais da leitura-escrita, nos proporcionaram a ressignificação de conceitos. Magda Soares "esteve conosco" nos presenteando nos momentos de fundamentação teórica.

A avaliação da oficina foi maravilhosa.

O QUE É LETRAMENTO?


Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.

Letramento é diversão 
é leitura ã luz de vela 
ou lá fora, à luz do sol.

São notícias sobre o presidente, 
o tempo, os artistas da TV 
e mesmo Mônica e Cebolinha 
nos jornais de domingo.

É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira, 
um bilhete de amor, 
telegramas de parabéns e cartas 
de velhos amigos.

É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.

É um atlas do mundo,
sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.

Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
e de tudo que você pode ser.

McLAUGHLIN. M. & VOGT. M.E. Portjotius in Teacbar Kdticalion. Newark. De: International Reading Association, 1996- 




Nenhum comentário:

Postar um comentário